URBANO

Previsões » 2010 será um ano de revoluções, diz vidente
O ano novo vem marcado por mudanças inesperadas, segundo as previsões do pai-de-santo José Itaparandi.

Publicação: 01/01/2010 14:20

Carolina Mello

O ano novo vem marcado por mudanças inesperadas, segundo as previsões do pai-de-santo José Itaparandi, do terreiro de Mina Pedra de Encantaria. Segundo o babalorixá, 2010 vai começar calmo, devido a influência de Oxalá.

Porém, a calmaria termina ao final de fevereiro, quando os demais regentes do ano entram em ação. Xangô, Iansã, Oxossi e Ogum influenciam de forma positiva a economia do Brasil e do Maranhão.

Contudo, propiciam calamidades envolvendo abundância de água e seca no estado, e escândalos no judiciário brasileiro. Equivalente a Jesus Cristo, segundo o sincretismo da Umbanda com a igreja Católica, Oxalá representa equilíbrio, e é o orixá responsável por “abrir” o ano.

Porém, os demais orixás fazem diferença a partir do final de fevereiro, quando as energias vão estar canalizadas para dar início, de fato, a 2010.

O pai-de-santo acrescenta que o décimo ano do século é marcado pelo número 10. Quer pela ligação com Oxalá, quer pelo significado na numerologia, o número harmoniza desequilíbrios pendentes.Porém, contrariando a calmaria de Oxalá, os demais orixás trazem movimentos improváveis para o ano.

Com relação à Copa do Mundo, os rumos da Seleção Brasileira ainda estão indefinidos. Tudo vai depender do responsável por escalar o time.

“Se a pessoa que chama os membros pra jogar fechar positivo, de repente a Seleção do nada pode ser campeã”, diz José Itaparandi, destacando o fator “surpresa” que rege 2010.

Ainda sim, já está confirmado para os orixás que 2010 vai ser um ano de destaque para o Brasil. O país vai despontar mais ainda no cenário internacional no setor econômico, e os orixás pedem cuidado dos gestores para os interesses despertados lá fora, em relação ao país.

A onda de fortalecimento econômico também se faz presente no Maranhão, que começa um novo ciclo.Segundo José Itaparandi, Exu abre o ciclo de colheita em 2010.

Será o ano de desfrutar os lucros oriundos do trabalho realizado no ciclo anterior. Porém, a colheita ainda está no começo, alerta o babalorixá.

“O maranhense não pode achar que o Maranhão será o bam-bam-bam porque indústrias estão chegando. Exu diz que nós não vamos comer o pão só, que nós vamos ter que dividir com muita gente, e que existe um inimigo chamado concorrência”, afirma Itaparandi.

Renovação

José Itaparandi diz que o fator surpresa de 2010 pode bagunçar o período pré-eleitoral. “De repente uma pessoa é candidato [sic], mas ele pode não sair candidato”, diz o pai-de-santo. Ele enfatiza que não está confirmado pelos orixás se a favorita do governo Lula, a chefe da Casa Civil Dilma Rousseff será candidata à presidência neste ano.

A indefinição está relacionada à vitalidade da ministra, já que a saúde é o fator negativo do ano. De um modo geral, os candidatos à corrida eleitoral serão definidos pelas alianças, e adversários poderão se tornar parceiros.

Os problemas de saúde, alias, devem preocupar pessoas comuns que há tempos adiam idas ao médico. O babalorixá enfatiza que 2010 deve ser o ano para iniciar tratamentos. Entretanto, o período não será marcado por nenhuma epidemia, como ocorreu em 2009. Itaparandi diz ainda que muitos políticos tradicionais vão “entrar” o ano pensando em abandonar a carreira, não só por problemas de saúde, mas pelos anos de estrada.

O que traz renovação para a política nacional.O espírito de renovação também traz lufadas fortes para a sociedade maranhense, de acordo com os búzios de Itaparandi.

O pai-de-santo diz que 2010 será um ano de mudança de mentalidade e de abandono de valores tradicionais. É uma mudança que vinha se desenvolvendo e agora se concretiza. “O povo maranhense está com sede de conhecimento, de talento. As pessoas não estão mais revestidas de padrões de família, é uma libertação”, diz Itaparandi.

De acordo como o babalorixá, esta mudança cultural também se reflete de forma positiva na economia, através do empreendedorismo.

As pessoas vão procurar ter mais de uma fonte de renda e de mais de uma formação profissional, agregando valores para a carreira.

O ano será marcado pela abertura de novos mercados de trabalho, e do aproveitamento de conhecimentos da cultura popular pelos negócios.

Maranhão castigado pelo clima

Em relação às mudanças climáticas, o Maranhão será castigado tanto pelo excesso, quanto pela falta de água. Chuvas e seca vão castigar o estado em 2010, mas o restante do país não deve sofrer com o clima.

De modo geral, o ano será positivo, ainda, para que pendências judiciais que sejam resolvidas, já que Xangô rege a justiça.

No entanto, a influência deste orixá, somada as energias incisivas dos demais regentes de 2010, fará do ano um período marcado por escândalos no judiciário brasileiro em geral.

“O ano 2010 é o ano da revolução, principalmente no campo de trabalho, onde as pessoas se destacarão. E estou muito contente neste sentido porque o povo estará muito ocupado consigo. Vai ser um ano de pouca fofoca”, diz José Itaparandi.

Em relação ao meio-ambiente, as grandes nações vão continuar sem chegar a um acordo. Porém, a própria sociedade vai mudar atitudes, a fim de proteger a natureza.Em nível mundial, o babalorixá afirma que os líderes de países da América Latina também devem se preocupar com a saúde, e a imagem do presidente dos Estados Unidos Barack Obama será abalada por ataques internos do governo e da imprensa. “Ele será bastante perseguido”, diz Itaparandi.

Signos: dúvidas e escolhas

Além de Oxalá, o pai-de-santo Fernando Sólon enfatiza que o ano traz forças de Iemanjá, sobretudo nos meses de março, abril, junho, julho e agosto.

Estes meses são favoráveis para as mulheres, e mais rentáveis para negócios voltados para atender o público feminino. O babalorixá avisa que vestir roupas brancas e decorar os ambientes com vasos de flores vai trazer boa sorte.

Segundo as previsões de Fernando Sólon para Áries, as pessoas deste signo vão ter surpresas no mês do carnaval.

O ariano deve ter a esperança como aliada, e estar confiante em novas idéias. Deve ficar esperto para as oportunidades.

No amor, precisará fazer escolhas. Sem definir o que quer, não vai chegar a lugar nenhum. Lembrando que quem não tenta, nunca consegue.

As pessoas do signo de Câncer, várias surpresas também estão previstas para janeiro, mas o canceriano precisa correr atrás delas.

No amor, o signo passa por um período ruim. Mesmo que tudo aparente ser um “mar de rosas”, é preciso tomar cuidado.

Os librianos também devem atentar para o fato de que as aparências enganam, mas como este é um signo que enxerga além, deve ter calma diante de situações confusas.

Janeiro é regido por Saturno, o que deixará o coração de Libra em dúvida. No amor, poderá sofrer mudanças ou estabilidade, vai depender das ações do libriano. Este deve ter cuidado, ainda, antes de abrir a boca, devendo falar só quando tiver certeza sobre o que está lhe incomodando.

Capricórnio vai estar em polvorosa para fevereiro, mês onde tudo vai dar certo. O capricorniano deve fazer cursos e novas amizades. Deve deixar o amor um pouco de lado, e cuidar de si.

O taurino deve manter a calma diante de situações complicadas, lembrando que já errou no passado por conta do nervosismo. As vibrações das pessoas em volta estão positivas, e o taurino deve se envolver, mas com cuidado para não ir fundo demais. No amor, vale a mesma estratégia. Passar seus segredos para outras pessoas pode atrair energias negativas.

O leonino deve conhecer seus limites, pois o mês de janeiro vai ser agitado. O leonino não demonstrar-se esperto diante dos outros, para não ser tachado de escandaloso. No amor, a pessoa deste signo deve liberar o leão interior e ser feliz.

Para pessoas de escorpião, cautela em situações de conflito, e período ruim no amor. O escorpiano deve tomar cuidado com as palavras.

Janeiro será agitado também para o signo de Aquário, que deve tomar cuidado com excessos. O aquariano também deve conter a opinião na frente de estranhos, para não ser tachado de escandaloso, e cuidar de si mesmo. No amor, os fatos mostram que correr atrás às vezes não é a melhor solução.

Gêmeos deve manter o equilíbrio em janeiro, e as influências de Saturno deixarão o coração do geminiano em dúvida. As pessoas deste signo devem ter esperança e ficar espertas para novas oportunidades. No amor, precisa fazer escolhas.

O ano novo também começa agitado para Virgem, que deve se conter e deixar de bancar o esperto para as outras pessoas. No amor, deve cuidar mais de si.

O sagitariano, por sua vez, deve ter calma diante das turbulências. Marte entra em janeiro, deixando o coração deste signo em dúvida. No amor, deve se divertir sem revelar segredos. Peixes terá um mês de fevereiro repleto de mudanças, e deve investir em amigos, cursos e viagens.

Compartilhe
| Mais

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.