URBANO

DIVINEIA » Unidade de Segurança Comunitária é entregue à comunidade

Publicação: 26/02/2013 12:58 Atualização: 26/02/2013 13:11

A primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão (USC) foi entregue na manhã desta terça-feira (26), na Avenida Argentina, bairro da Divinéia. Com a inauguração, a área de abrangência dos bairros da Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar terão policiamento reforçado 24 horas. O efetivo, que era de 16 policiais militares, passa para 92 PMs; o número de viaturas de 2 para 12 veículos, sendo 5 carros, 4 motocicletas e 2 quadriciclos; além de 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos em toda a região. Cerca de 120 mil moradores serão beneficiados.

"Esse projeto comporta tudo o que há de mais moderno em segurança pública, desde equipamentos ao treinamento do corpo policial. Ele tem gênese no conceito das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP's), implementadas no Rio de Janeiro, com inovações aplicadas ao modelo instalado no Maranhão", explicou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

No Maranhão, o projeto apresenta novas atribuições como a implantação das 10 câmeras de videomonitoramento que cobrem o perímetro de todo o complexo policial dando ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação. As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da SSP.

A SSP também vai intensificar a presença de policiais civis naquelas localidades, com aumento do efetivo e a instituição de um plantão de 24 horas na 7ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro do Turu.

"A escolha desta região é fruto de um exaustivo estudo da Secretaria de Segurança Pública. Trata-se de um novo conceito e abordagem para garantir à população harmonia, paz e segurança e a redução da criminalidade. A vida vai melhorar nesta comunidade. Esta USC, com certeza, vai servir de exemplo para todo o nosso estado. Ao todo, serão mais 24 USCs até o fim de 2014", afirmou a governadora Roseana Sarney..

A escolha dos bairros para instalação da USC resultou de estudos feitos pela equipe de inteligência da SSP e foi motivada pelos índices de criminalidade registrados nesses locais, onde houve significativo aumento do número de homicídios dolosos desde 2011. Segundo Aluísio Mendes, a expectativa é de redução em até 70% do índice de criminalidade na área, a partir da instalação da Unidade.

Outras Unidades
Além da USC da Divinéia/Vila Luizão, o bairro do Coroadinho também será contemplado, ainda este ano, com o projeto. A intenção da SSP é estender a iniciativa para outros bairros da capital bem como para o interior do estado.

Estão previstas a construção de mais 6 unidades na capital. Além do Coroadinho, bairros como o Anjo da Guarda, Itaqui Bacanga, Cidade Olímpica, Cidade Operária, João de Deus, Liberdade, São Raimundo já possuem o projeto arquitetônico concluído.

No interior, cidades como Codó, Peritoró, Coroatá, Santa Inês, Imperatriz e São José de Ribamar também estão na lista. A meta da SSP é que até 2014 existam em todo o Maranhão 24 USCs, sendo 18 na capital e 6 no interior.


Detalhes

Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão
Localização: Avenida Argentina, Rua Peru, esquina com Avenida Argentina, na Divinéia
Inauguração: Fevereiro de 2013
Atendimento: 120 mil moradores dos bairros Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar
Valor da obra: R$ 1.248.070,16
Área externa do terreno: 1.778 m²
Área interna: 475 m²
Sistema de Videomonitoramento com 10 câmaras distribuídas em locais estratégicos e escolhidas pela própria população, cobrindo toda a região 24 horas. Serão interligadas ao Ciops.
92 policiais militares
5 viaturas
4 motocicletas
2 quadriciclos
Compartilhe
| Mais

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.